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Entrevista para rádio UFSCar

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Na Edição 2017 do Pint of Science, na cidade de São Carlos-SP, a professora Kalinka Castelo Branco, a doutoranda Natássya Silva, o graduando Marcelo Silva e o advogado Guilherme Guimarães discutirão sobre a segurança no ambiente digital e sua relação com os drones.

O título da palestra é "Socorro! Fui hackeado e o drone sumiu".

A entrevista foi concedida à rádio UFSCar em 09 de maio de 2017.

Ouça aqui o podcast:

 

Para saber mais sobre o festival Pint of Science visite http://pintofscience.com.br/.

 

Fonte: Rádio UFSCar

LSEC pesquisa uso de VANTs para monitoramento ambiental e realiza curso de pilotos

Do site do INCT-SEC:

Parcerias com a Polícia Militar Ambiental (PMA) para a realização de cursos de formação de pilotos de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e uso destas aeronaves para detecção de crimes ambientais e estudos de plantações de eucalipto são algumas das principais contribuições do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSEC).

Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), o laboratório do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos pesquisa o desenvolvimento de tecnologias de sistemas embarcados para aplicações críticas, que se referem a sistemas computacionais que colocam em risco equipamentos, recursos de alto custo e vidas humanas.

As principais pesquisas do LSEC estão relacionadas a sistemas embarcados inteligentes capazes de desempenhar complexas tarefas de modo autônomo. Trabalham também com tópicos relacionados como segurança, veículos autônomos, sistemas operacionais, sistemas computacionais adaptativos, sistemas de controle e redes de sensores.

De acordo com a Profa. Dra. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco, responsável pelo LSEC e Diretora Administrativa e Operacional do INCT-SEC, entre as aplicações desenvolvidas “foram executadas missões de monitoramento ambiental em parceria com a PMA do Estado de São Paulo que resultaram em multas e penalizações para os donos de uma fazenda junto ao Rio Mogi Guaçu. Além disso, está sendo vislumbrada a aplicação e uso de VANTs junto a estudos de eucalipto e cana-de-açúcar para obtenção de informações relativas às plantas. Esse projeto deverá ser executado em parceira com pesquisadores de áreas multidisciplinares”.

O curso com foco no uso de VANTs para monitoramento ambiental, realizado em 2011, foi o primeiro da América Latina a fazer uso desse tipo de tecnologia e contou com a participação de 15 integrantes da PMA de diferentes localidades do Estado de São Paulo. Segundo o Major da PMA, Luís Gustavo Biagioni, a importância do treinamento é que ele “pode viabilizar o uso de VANTs pela corporação, à medida que torna o pessoal apto a testar sua funcionalidade em demandas corriqueiras como monitoramento, vigilância e reconhecimento de problemas ambientais e rurais”.

Além do LSEC e do INCT-SEC, o curso foi resultado de uma parceria com a empresa AGX Tecnologia, Departamento de Engenharia Aeronáutica e Centro Tecnológico Educacional para Engenharia (CETEPE), ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Como direcionamento futuros das pesquisas, foi aprovado projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para dar prosseguimento a inserção de inovações e maior inteligência a aeronaves não tripuladas. A coordenadora do LSEC explica que “o laboratório conta também como a aluna de pós-doutorado, bolsista do CNPq, formada em Agronomia, o que tem auxiliado muito no desenvolvimento das atividades ligadas ao trabalho em campo. Além disso, foi enviada proposta de um temático, sob coordenação de pesquisadora da Embrapa, para utilização de VANTs em citrus”.

Parcerias

Referentes às colaborações com empresas ou institutos de pesquisas, o LSEC conta com parcerias com a empresa AGX Tecnologia, que desenvolve VANTs para comercialização, e a Embrapa Instrumentação, referente a projeto para controle de deriva. A AGX e a Embrapa são integrantes do INCT-SEC. Kalinka destaca que há perspectiva de obtenção de patente do Tiriba (foto), VANT desenvolvido em parceria com a AGX.

São integrantes do LSEC os professores doutores Kalinka, Denis Fernando Wolf, Fernando Santo Osório, do ICMC; e Eduardo Morgado Belo, Fernando Catalano e Álvaro Abdalla, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Onofre Trindade Junior, do ICMC, foi participante até o meio do ano de 2012. O laboratório também conta com cerca de 23 alunos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica.

A participação no INCT-SEC ampliou a colaboração do LSEC com outros grupos de pesquisa como o Laboratório de Robótica Móvel (LRM), o Laboratório de Engenharia de Software (LABES) e o Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LASDPC), os três do ICMC-USP; o Laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança de Computadores, da Unesp de São José do Rio Preto; e o Safety Analysis Group – GAS, da Escola Politécnica (Poli) da USP. Além disso, conta com parceiros internacionais como a Lancaster University, Universidade de Coimbra, University of Bristol e The University of Sydney, que receberá a pesquisadora Natassya Barlate Floro da Silva, bolsista da FAPESP, a partir de janeiro de 2014, para estágio no Australian Centre for Field Robotics, com supervisão do Prof. Dr. Salah Sukarie.

Até março de 2014, o aluno Douglas Rodrigues cursa Doutorado Sanduíche como Bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras na Lancaster University, na Inglaterra. Orientado pelo Prof. Dr. Geoff Coulson, Diretor da School of Computing and Communications, Douglas afirma que "ao trabalhar conjuntamente com esses pesquisadores renomados, pode-se compreender o funcionamento da pesquisa fora do Brasil e aumentar a rede de colaboração, expandindo horizontes, assimilando diferentes metodologias científicas e agregando experiências profissionais".

Doutorado de bolsista do CsF pode contribuir na eficiência de aviões não tripulados

Do site do CNPq:

O trabalho intitulado “Arquitetura Orientada a Serviços para Sistemas Embarcados Críticos Complexos - Um estudo de caso focado em aviônicos”, conduzido por Douglas Rodrigues, pode auxiliar os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs) durante suas missões.

O bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), aluno de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, defende sua tese inspirada no tema central do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT SEC), na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), na Universidade de Lancaster, na Inglaterra, até março de 2014.

O doutorado conta com a orientação da Dra. Kalinka R. L. J. Castelo Branco, diretora administrativa do INCT-SEC e professora do ICMC, no Brasil, e do Professor Dr. Geoffrey Coulson, diretor da School of Computing and Communications (SCC), da Universidade de Lancaster, na Inglaterra.

No Brasil, os VANTs tem sido utilizados no combate a crimes ambientais e no monitoramento de fronteiras, atividades onde são considerados fundamentais. O avião guiado através do piloto automático, percorre o percurso necessário para a realização de determinada missão utilizando um sistema embarcado crítico - conjunto de dados de computação ou eletrônica que fazem parte de um sistema que o controla.

Rodrigues alerta que desenvolver toda essa ferramenta e combinar com a arquitetura orientada a serviços dos VANT no país ainda é um desafio por exigir recursos computacionais que são escassos. “Esse tipo de arquitetura geralmente demanda um grande custo computacional e alguns VANTs possuem recursos computacionais, como memória e poder de processamento, limitados. Uma vez que a informação for adicionada, o piloto automático poderá realizar a missão tomando as melhores decisões e cumpri-las com êxito”, explica Rodrigues.

Rodrigues acredita que estudar no exterior pode contribuir para o desenvolvimento desta engenharia.  Ele lembra também sobre outros benefícios agregados a oportunidade, como o fato de obter mais experiência ao vivenciar e entender como ocorre a pesquisa científica em outros países, além de manter contato com pesquisadores renomados para aprender e utilizar suas experiências no desenvolvimento de outros projetos nesta área do conhecimento e outras de interesse.

Doutorado - O objetivo central da tese de doutorado de Douglas é subsidiar o sistema dos VANTs com informações, utilizando a arquitetura especifica para esse tipo de aeronave e agregar informação ao piloto automático de forma dinâmica, para contribuir na tomada de decisão conforme cada missão, melhorando seu desempenho.

“Para que os sistemas estejam alinhados e sua comunicação bem estabelecida é possível utilizar a arquitetura orientada para serviços, proposta que trata as aplicações distribuídas como um conjunto de funcionalidades bem definidas em forma de serviços, disponibilizados por meio de uma rede de computadores como a internet”, explica Douglas.

VANTs - Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são aviões controlados remotamente ou de forma autônoma, que foram idealizados para operar em situações de risco ou de difícil acesso para o ser humano.

Inicialmente produzido apenas para aplicações militares, o VANT pode ser empregado também em diversas outras ações civis, como no monitoramento de tráfego, inspeção de rodovias e pontes, inspeção de linhas de transmissão de energia e monitoramento de eventos em estádios, como os que serão utilizados na Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do Brasil, em 2014 e 2016, respectivamente.

“Vigilância policial em áreas urbanas, aplicações em agricultura de precisão, inspeção em áreas remotas, monitoramento de desastres naturais ou de áreas em conflito e o transporte de cargas, também integram o conjunto de situações onde os aviões podem ser utilizados”, sugere Douglas. 


Coordenação de Comunicação Social do CNPq

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