Doe 1 Dia

Apresentação

Proposta: Voluntariado de 1 dia de trabalho por ano

Quem pode: Professores e funcionários pertencentes ao quadro da Universidade de São Paulo, que desejam apresentar seu conhecimento e experiência na sua área de trabalho ou em outras áreas ligadas à cultura e ao lazer. Não é necessário comprovar formação ou experiência na área do assunto que se pretende apresentar. Basta demonstrar o conhecimento de forma sucinta através do resumo dos objetivos que se desejam alcançar.

Público-alvo: Escolas municipais e estaduais do ensino fundamental e médio; presídios e casas de detenção; asilos; orfanatos entre outras.

Modus operandi: Os interessados em participar do programa ‘Doe 1 dia' devem acessar o link DOE. O trabalho a ser desenvolvido deve ser apresentado e aprovado previamente. Para tanto, solicita-se a apresentação de um resumo e dos objetivos que se desejam alcançar (máximo de 1 página) e um currículo do proponente (máximo de 1 página).

Objetivo: Objetivo geral: Levar cada vez mais a USP à sociedade.

Objetivos específicos: Entrar em contato com jovens alunos e a comunidade de modo geral e apresentar/discutir/desenvolver um tema/uma vivência cujo voluntário experiente (professor ou funcionário da USP) possa ensinar, pois tem algum domínio do assunto e, por sua vez, aprender com a oportunidade de transmitir esse assunto aos jovens alunos, futuro deste país, e à comunidade em geral.

Justificativa: Muitos jovens alunos das escolas públicas tem uma visão da USP como algo inacessível e longe de sua realidade, bem como a comunidade muitas vezes não tem noção do que é feito em prol da mesma no âmbito da USP. Ouvir um profissional da USP e perceber que esse profissional tem um trabalho que lhe é gratificante, permite-lhe o sustento e, em adição, tem paixão por esse trabalho a ponto de apresentá-lo a um público diferente de seus pares, ou ainda, que esse profissional tem um hobby (música/instrumentos, teatro, decoração, jardinagem etc.), um outro interesse que o completa enquanto ser humano em constante evolução, é inspirador para os jovens e para os membros da comunidade em geral e mostra que a comunidade acadêmica está próxima e que a Universidade é acessível. É recomendável que a atividade a ser desenvolvida seja precedida de breve currículo do ministrante e da boa influência da USP em sua vida.

O que trabalhar:  O conteúdo a ser apresentado pode ser diretamente relacionado ao trabalho do profissional da USP, ou não. O requisito é que seja apresentado e aprovado previamente. Podemos ter um professor da matemática palestrando sobre a história da música, ou um secretário ensinando a pescar, ou um filósofo comentando a vida de Nietzsche entre outras tantas. São milhares de possibilidades, tantas quanto o total de professores e funcionários desta grande universidade.

 

Periodicidade: 1 dia/ano, durante o horário de trabalho. Salientamos que mais de 1 dia por ano será muito bem-vindo.

Contrapartida: A USP permitirá ao funcionário/docente a facultar esse dia sem ônus e o proponente receberá um certificado pela CCEx.

A instituição receptora poderá ser solicitada a contribuir/prover com algum material utilizado durante a atividade. Pede-se que as atividades sejam registradas em fotos, formalmente autorizadas pela instituição receptora, e enviadas à CCEx.

 

Parcerias: parcerias e/ou patrocinadores viabilizam o projeto, além de estreitar o vínculo com a comunidade. 

Na cidade de São Carlos foi firmada a parceria com a Diretoria de Ensino e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. São essas parcerias que possibilitam o acesso às instituições receptoras.

 

A título de exemplificação, apresentamos algumas atividades passíveis de serem desenvolvidas e a forma de apresentação junto ao órgão competente. Para maior fidelidade, cada exemplo tem, no máximo, uma página.

Exemplo 1) Compostagem

Título: Compostagem: fundamentos, preparo e aplicação

Data: data da atividade

Palestrante(s): Nome e departamento-escola/faculdade/instituto/museu do(s) envolvido(s)

Público-alvo: Estudantes do (discriminar o ano) da (nome da escola do ensino fundamental)

Objetivo: Ensinar a preparar e a utilizar o composto produzido a base de resíduos domiciliares

O que será ministrado: O que é resíduo domiciliar. Qualidade e quantidade do que é gerado na cidade de São Carlos. O que é compostagem. Como preparar o composto. Relacionar a decomposição do resíduo e a formação do composto, assim como a qualidade do solo à água e à atmosfera, levando em consideração o aprendizado de ciências ministrado na sala de aula. Como preparar o solo para a plantação e aplicar o composto em vasos e hortas. Discutir a possível economia para a cidade com essa reciclagem. Apresentar exemplos mundiais, como o da reciclagem da borra do café em Londres.

Como será ministrado (supondo-se uma plateia entre 10 e 13 anos): Palestra com apresentação de slides e vídeos (se houver disponibilidade). Jogos para fixação dos conhecimentos. Oficinas para discussão do que pode ser compostado. Dar início à compostagem. Atividade prática de preparo do solo para plantação de sementes.

 

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Parcerias

 

 

Share